sábado, 18 de abril de 2015

Curiosidades Copacabana:

O calçadão mais famoso do mundo:

Em Copacabana fica localizada a calçada mundialmente conhecida. Localizada na Avenida Atlântica e idealizado por Burle Marx o calcadão feito em pedras portuguesas brancas e pretas compõem o mosaico insperado em Lisboa.



Calçadão central da Avenida Atlântica:


O desenho urbano-paisagístico que a no calçadão central da Avenida Atlântica, é uma das principais vias do bairro, também é de autoria de Roberto Burle Marx. Atualmente, é usado para a Feira Artesanal de Copacabana, à noite.



Igreja Santa Cruz de Copacabana:


Localizada no terceiro andar do shopping Cidade de Copacabana, a Igreja Santa Cruz de Copacabana acaba passando despercebida por quem caminha pela Rua Siqueira Campos, uma das vias mais movimentadas do bairro. Mas o pequeno templo já tem mais de 50 anos. Ele foi inaugurado em 3 de maio de 1961, na festa litúrgica da "exaltação da Santa Cruz". O ato foi presidido pelo então cardeal dom Jaime de Barros Câmara.



Antiquários do shopping Cidade de Copacabana:


Com entradas pelas ruas Siqueira Campos e Figueiredo Magalhães, o shopping Cidade de Copacabana passou a ser conhecido como o shopping dos antiquários. Não é para menos: das 250 lojas, 44 são antiquários. Quase todos estão concentrados no segundo piso. Porém, já no primeiro andar é possível encontrar algumas lojas que vendem lustres e outras peças antigas.




Estátua de Drummond:


O poeta Carlos Drummond de Andrade foi homenageado, em 2002, com uma estátua no ano do centenário de seu nascimento. Sentada num banco, de costas para o mar, a imagem em tamanho natural do poeta mineiro se transformou em um dos pontos mais visitados da Praia de Copacabana. O monumento é diariamente cercado por turistas e cariocas, que tiram fotos a seu lado.


Restaurante A Polonesa:

Clássicos poloneses - como goulash (guisado de carne), borscht (sopa de beterraba), repolho recheado, vodka congelada e suflê de chocolate - podem ser saboreados em Copacabana. Até na decoração - com mapas e fotos, entre elas a do papa João Paulo II -, o típico restaurante A Polonesa remete aos polacos. Ele funciona na Rua Hilário de Gouveia 116 há cerca de 60 anos.


Cantina Donanna:

Como uma típica cantina italiana, a Donanna tem mesas cobertas com toalha xadrez e paredes com quadros de cidades como Veneza e Agrigento. A proprietária Anna Maria Oraci, que imigrou para o Rio em 1957, é a responsável pelas massas caseiras, como espaguetes e pennes, que podem ser regadas com mais de dez opções de molho. A cantina fica na Rua Domingos Ferreira 63, loja B.


O nome Copacabana:

Há hipóteses para o nome do charmoso bairro da Zona Sul. Uma aponta que o termo teria vindo da língua quíchua, falada no antigo Império Inca, significando "lugar luminoso", "praia azul" ou "mirante do azul". Já outras correntes sugerem que o nome Copacabana é originário da língua aimará, falada na Bolívia, significando "vista do lago" (kota kahuana). Copacabana é o nome de uma cidade boliviana, que fica às margens do Lago Titicaca, fundada sobre um antigo local de culto inca.


             Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário